Você está pensando em construir uma casa ou já está começando a fase de desenvolvimento do projeto deve ter muitas dúvidas na cabeça, ou até mesmo se você pretende comprar.

De acordo com nossos gostos pessoais e, claro, do orçamento disponível devemos definir os detalhes por exemplo, os materiais e acabamentos que serão utilizados, o tamanho do imóvel, a quantidade de cômodos e também se será uma casa térrea ou um sobrado. Há pessoas que já tem as ideias mais claras e sabem que construir um sobrado é o sonho de moradia para sua família, já outras têm as construções térreas como a escolha perfeita.

Mas para alguns a decisão por um tipo de construção ou outra ainda gera muitas dúvidas com respeito a suas vantagens e desvantagem. Por isso, vamos esclarecer isso para você neste artigo, continue lendo.

 

Casa térrea

A casa térrea costuma ser escolhida por aqueles que preferem uma construção com estilo mais clássico e tradicional. Não que uma casa térrea não possa ter um design moderno e diferenciado, hoje em dia a arquitetura oferece inúmeras possibilidades para o mundo da construção. Esse layout de casa não possui escadas o que torna uma opção muito atraente para famílias numerosas, com crianças, idosos ou animais de estimação.

 

Sobrados

Os sobrados costumam despertar o interesse por apresentarem grandes possibilidades estéticas e resultarem em construções modernas e originais. Geralmente eles são desenvolvidos com dois, ou mais, pavimentos onde os dormitórios e áreas intimas ficam posicionados nos pisos superiores enquanto as áreas de convívio comum, como a cozinha e sala de tv, por exemplo se encontram no primeiro pavimento. 

 

Vantagens da casa térrea

  • Representa uma obra mais econômica e mais rápida por envolver um método construtivo mais simples e sem a necessidade de contar com uma estrutura mais reforçada.
  • O layout da casa térrea favorece a integração dos ambientes, tanto internos quanto externos, resultando em espaços mais fluídos e amplos.
  • O fato de não possuir escada torna esse tipo de construção mais segura e prática para famílias com crianças, idosos ou portadores de necessidades especiais. 
  • A decoração é mais valorizada, pois é possível manter uma mesma linha decorativa em toda casa e até mesmo desenvolver um projeto luminotécnico mais abrangente que resulte muito mais funcional. 

 

Desvantagens da casa térrea

  • O tamanho do terreno pode limitar a construção já que a casa térrea ocupará somente seu espaço horizontal. Portanto, se a intenção é construir uma casa com muitos cômodos ou até mesmo com um jardim ou piscina será necessário um terreno maior e mais amplo que comporte a construção da casa com o jardim ou quintal. 
  • Se o layout da casa não for bem-planejado os moradores poderão sofrer com o superaquecimento durante os dias mais quentes. Para contornar essa situação é recomendável visar a ventilação cruzada no desenvolvimento do projeto.

 

Sobrado

  • O terreno no qual o sobrado será construído será melhor aproveitado já que é possível desenvolver uma construção desse tipo até mesmo em lotes mais estreitos. Por ser uma construção vertical é possível aproveitar parte do terreno para construir uma área de lazer com churrasqueira, piscina e jardim, por exemplo. 
  • O layout dos sobrados favorece a ventilação e a circulação de ar dentro do imóvel devido ao fato de serem construções mais altas e geralmente com grandes aberturas na fachada frontal e traseira.
  • Os sobrados permitem desenvolver uma estética bonita, moderna e imponente para a fachada algo que valoriza muito a construção no mercado imobiliário.

 

Desvantagens do sobrado

  • As escadas podem representar um obstáculo no dia a dia da família. Para algumas pessoas o acesso aos cômodos e a segurança podem ser fatores comprometidos com a presença dos degraus. 
  • Pode representar um projeto mais caro considerando que será necessária uma estrutura muito mais reforçada para sua construção e um maior investimento com mão de obra e materiais. 
  • O tempo de construção pode se estender mais do que o de uma casa térrea devido ao fato de ser um projeto um pouco mais complexo.
  • A manutenção do sobrado também demandará mais tempo tanto em questão de faxinas e limpezas diárias quanto com manutenções estruturais periódicas.

 

Qual escolher?

A escolha pode partir de vários princípios sendo o orçamento e as características do terreno o ponto principal. A partir daí o gosto pessoal, características dos membros da família, hábitos diários e preferências dos proprietários é o que irá ajudar a direcionar o projeto.

 

Espero ter ajudado você a conseguir decidir ou pelo menos ter ajudado a esclarecer entre um e outro, agora cabe a você adaptar a sua realidade e fazer acontecer. Estamos aqui para te ajudar da melhor maneira.