Se você está pensando em comprar um imóvel, certamente já encontrou por aí algumas dicas sobre o que analisar antes de fechar a compra. Localização, preço, tamanho do imóvel, são apenas alguns dos fatores que devem ser levados em consideração na hora da aquisição.

Além da escolha da modalidade, há outros aspectos importantes que você deve levar em consideração. Vamos lá!

Comprar um imóvel é um grande investimento. A decisão pode mudar todo o planejamento familiar e financeiro do comprador e por isso, deve ser feita com calma.

Para te ajudar, fizemos uma lista com alguns pontos que requerem atenção antes de comprar um imóvel.

 

Localização e vizinhança

A localização é um dos pontos mais importantes na hora de escolher o imóvel. Saber se o bairro é tranquilo, se a rua é acessível e se os vizinhos são agradáveis têm um grande peso na decisão.

Visite o local mais de uma vez antes de finalizar a compra. Converse com vizinhos e veja as impressões de quem já mora no local. Procure por mercados, farmácias, academias e outros locais que fazem parte da sua rotina diariamente. Isso pode interferir na tomada de decisão.

 

Segurança

Certifique-se de que, além de estar em um lugar seguro, o imóvel é seguro também. Caso seja em um condomínio fechado ou apartamento, por exemplo, é necessário analisar a estrutura oferecida aos moradores, como interfones com tags, câmeras de segurança e portaria.

 

Preço

Independente da opção escolhida para a aquisição, é preciso avaliar as condições de pagamento do imóvel. Pesquise valores dos imóveis ao redor e desconfie de ofertas muito abaixo da média. Lembre-se de calcular também os custos extras que podem surgir pelo caminho. Um vazamento, uma pintura ou até uma pequena obra fazem parte da mudança e acabam mexendo com o orçamento. 

Às vezes, o imóvel pode conter algum tipo de problema não visível e, na tentativa de se livrar da responsabilidade, ele é colocado à venda por um preço super abaixo da média. Já pensou adquirir um apartamento exatamente da maneira que você quer e descobrir que o valor do condomínio não cabe no seu orçamento? 

Por isso é importante se certificar das condições do imóvel e sempre suspeitar se o valor estiver muito abaixo que o praticado em mercado. 

 

Ter um bom corretor de imóveis

Um corretor que preza pelo bem de seu cliente é essencial. Em alguns casos, os corretores querem fechar a venda apenas pela comissão e podem colocar o próprio interesse à frente do cliente.

Busque por indicação de corretores com amigos e familiares e esteja seguro antes de finalizar a compra. 

Como você aprendeu, comprar um imóvel exige análise e planejamento. Por isso, a Imobiliária Mônaco tem várias opções de financiamento para você planejar a sua próxima aquisição agora mesmo!